Encontre sua secretaria de saúde

Notícias

2021-03-20

Cosems MS solicita revisão de nota técnica a respeito da obrigatoriedade de profissional intensivista para implantação de Leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar – LSVP

Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartide – CIB, realizada no dia 19 de março, o COSEMS-MS e a Secretaria Estadual de Saúde pactuaram em resolução, uma solicitação ao Ministério da Saúde, através do CONASEMS e CONASS, solicitando a revisão da nota técnica sobre a implantação de Leito de Suporte Ventilatório Pulmonar – LSVP. Especificamente sobre a obrigatoriedade de médico intensivista e enfermeira intensivista compor a equipe necessária para implantação dos leitos.

 

A solicitação foi feita embasada na premissa de que no Brasil há poucos especialistas na área, e a maioria está trabalhando nos diversos leitos de CTI Covid criados no Brasil.

 

O Conselho de Secretários entende que a implantação de leitos de suporte ventilatório não invasivo, implantados em municípios que tenham condição de alocá-los em funcionamento, poderá ser uma estratégia para dar suporte a vida das pessoas que estão em um processo de moderada gravidade relacionada a infecção Covid-19, até a liberação de vaga para o Centro de Tratamento Intensivo.

 

Como explica o presidente do Cosems-MS, Rogério Leite, “ no nosso estado há muitos municípios  que não possuem intensivistas, mas possuem condições de implantar  Leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar, e dar o atendimento emergencial aos pacientes que precisam da ventilação não-invasiva, isto ajudará a salvar muitas vidas. Os hospitais estão com 100% de capacidade de CTI. Parabéns à todos os secretários pela elaboração da estratégia, esperamos que seja analisada de forma emergencial pelo Ministério e consigamos salvar vidas”.

 

Fale conosco
(67) 3312-1110 / (67) 3312-1108
Endereço
Rua Joel Dibo, 267 - 2º Andar I Campo Grande - MS
Deselvolvido por: Ideiasweb