Durante a 76ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos que aconteceu de 07 a 10 de outubro em Salvador, reunindo mais de 70 prefeitos de todo Brasil na capital baiana, o CONASEMS conduziu nos dias 10 e 11/10 (quinta e sexta-feira ) a Oficina para Validar a Matriz de Governança dos COSEMS. O trabalho, iniciado em 2017, resgata o processo de fortalecimento dos COSEMS e consolida uma matriz de governança para autoavaliação da gestão, identificação dos problemas, planejamento, monitoramento e avaliação das melhorias.

Durante a oficina, que reuniu membros da diretoria do CONASEMS, corpo técnico da entidade, além de presidentes e secretários-executivos de 23 COSEMS.

Representando o COSEMS/MS estiveram presentes o Presidente Rogério Santos Leite e o Secretário Executivo Júlio Maria da Silva.

 Foram apresentados diversos critérios de excelência da gestão, que se baseiam em pontos como: relação do COSEMS com o gestor municipal, transparência e integridade, informação e conhecimento para a tomada de decisão, processos organizacionais, dentre outros.

“Gostaria de enfatizar que, atualmente, todos os COSEMS estão amparados com a contratação de uma auditoria externa. Garantir toda a transparência, seja nas questões relacionadas à prestação de contas dos serviços dos COSEMS, quanto na aplicação e movimentação de recursos financeiros, é fundamental para melhorar nossos processos de governança. Nós devemos transparência à sociedade e aos órgãos de controle”, enfatizou o secretário-executivo do CONASEMS, Mauro Junqueira.

O processo de melhoria da gestão pode ser resumido em um ciclo que contempla: a autoavaliação periódica da gestão, planos de melhoria, implementação das melhorias e monitoramento e avaliação dessas melhorias.

Fonte: www.conasems.org.br