O Presidente do COSEMS/MS, Rogério Santos Leite, esteve reunido com o Secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende no dia de ontem (15/01), onde conversaram sobre a situação epidemiológica do Estado.

Durante a reunião foram discutidos: números de notificações, a atuação dos agentes de endemias e as autuações que estão sendo feitas pelos fiscais sanitários em residências reincidentes.

Foi lembrado que com a intensificação das chuvas neste período, houve um grande aumento de casos em todo o Estado.

É bom lembrar que Mato Grosso do Sul encerrou o ano de 2019 com 29 mortes provocadas pela doença. Campo Grande e Dourados haviam registrado oito mortes cada. Em Três Lagoas foram mais três óbitos, seguido por Coxim, com dois casos confirmados. Maracaju, Ponta Porã, Corumbá, Costa Rica, Amambai, Miranda e Cassilândia registraram uma morte cada.

Durante todo 2019, o Estado registrou 66.634 notificações da doença, maior índice nos últimos seis anos, com 40.362 casos confirmados.

Os dados têm como foco apresentar o panorama da doença no período analisado, sendo um instrumento de auxílio para a elaboração de estratégias, ações e interlocuções entre as equipes técnicas.

O Presidente do COSEMS/MS, Rogério Santos Leite comentou que: "este é um trabalho incansável", onde são necessário ações educativas e preventivas o ano todo, mas infelizmente a intensidade das chuvas e a falta de comprometimento de parcela da população, que não mantém seus quintais limpos e acumulam focos em seus quintais, fez com que os casos aumentem demasiadamente.

Diz ainda que precisaremos de todo apoio possível: da sociedade, de empresários, instituições religiosas, da Marinha e do Exército, pois, essa é uma luta de todos. "Reforça a importância da interação de todas as Secretarias dos municípios para um maior sucesso neste combate".

Frisou que o COSEMS/MS vai solicitar a todos os Secretários Municipais de Saúde empenho neste combate ao Aedes Egypti e que os mesmos se empenham no repasse dos dados solicitados, para que tenhamos uma melhor avaliação das ações.

Sendo assim lembrar a todos os Secretários de Saúde que para a atualização dos dados, se faz necessária a inserção e encerramento oportuno das notificações por parte das fontes notificadoras no banco de dados oficial (SINAN ONLINE).

Vale lembrar que estes dados estão disponíveis no site da Vigilância em Saúde/SES: http://www.vs.saude.ms.gov.br/.