Encontre sua secretaria de saúde

Notícias

2021-06-09

Cosems MS solicita ao Ministério da Saúde vacinas da Janssen

Considerando o atual quadro epidemiológico pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), COVID-19 nos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, onde estamos enfrentando um aumento no número de casos e óbitos acarretando uma superlotação dos Leitos de UTI e uma fila de espera para leitos com 231 pessoas, e que pacientes estão sendo transferidos para outros Estados em que a média móvel de casos positivos e de internação, estão em um nível  mais confortável nesse momento.

Considerando que de janeiro a maio deste ano, houve um aumento exponencial de casos confirmados, saltando de 125 mil casos para mais de 300 mil confirmações de infecções pela Covid-19. Somente nos seis primeiros dias do mês de junho o Estado já se aproximava de 11 mil novos casos de Covid-19, o que demonstra nitidamente, o avanço acelerado da doença em Mato Grosso do Sul. De acordo com Boletim Epidemiológico do Governo do Estado,  são 1.702 novos casos por dia na última semana, a  título de comparação, no início de maio estava em 874 no (dia 5), um altíssimo registo levando em consideração a população do Estado.

Considerando que o Estado de Mato Grosso do Sul vem figurando desde o início da campanha de Vacinação, como um dos dois Estados que aplica a vacina mais rápido contra a COVID-19.


Considerando que o nosso modelo de eficácia na vacinação se deve a eficiente logística, que do recebimento a distribuição das vacinas para os 79 Municípios do Estado percorrem apenas 12 horas.


Considerando que o Brasil irá receber 3 milhões de doses da vacina da Janssen com data de validade para o dia 27 de junho, e que terá que distribuir e aplicar as vacinas no período de 10 a 14 dias.
Solicitamos especial atenção de Vossa Excelência, em disponibilizar para o Estado de Mato Grosso do Sul este primeiro lote de 3 milhões de vacinas da Janssem para que possamos imunizar todos os habitantes de nosso Estado. O que possibilitaria ao Ministério da Saúde realizar um estudo pioneiro mundialmente, em vacinar todo um Estado. O MS é um Estado pequeno, com baixa densidade demográfica, que no momento possui uma taxa de infecção elevada para que o efeito da vacinação possa ser avaliado mais rapidamente, e possui condições de realizar a pesquisa.


Salientamos que caso Vossa Excelência decida em nos enviar este lote de vacina, isso agilizaria a distribuição, pelo Ministério da Saúde deste imunizante que possui um prazo curto de validade, e garantiria que não haveria perda do mesmo.


Temos uma ótima logística e um grande desempenho na aplicação das vacinas e não temos dúvidas que possamos receber, distribuir e aplicar essas vacinas em 5 dias.

Fale conosco
(67) 3312-1110 / (67) 3312-1108
Endereço
Rua Joel Dibo, 267 - 2º Andar I Campo Grande - MS
Deselvolvido por: Ideiasweb