Encontre sua secretaria de saúde

Notícias

2021-05-27

Proposta do Cosems MS é atendida e imunização irá avançar por faixa etária

Desde abril o Conselho de Secretários Municipais de MS (Cosems/MS) está pleiteando junto ao Ministério da Saúde, a Coordenadoria Nacional de Operacionalização da Imunização-PNO, que o avanço da vacinação contra a Covid-19 se dê por faixa etária.

Como conta o Presidente do Conselho Rogério Leite, “em 14 de abril o Conselho, de forma precursora, fez uma solicitação que foi reiterada em 17 de maio ao Programa Nacional de Imunização, para que pudéssemos avançar na imunização em nosso Estado, por faixa etária de forma decrescente, e hoje essa proposta foi debatida e aprovada na CIT”.

“A partir de hoje podemos avançar na imunização proporcionando democraticamente a possibilidade de todos, independente de qual classe trabalhadora, ser imunizada. Uma conquista da população sul-mato-grossense e do povo Brasileiro”, complementa o Presidente.

 

A Coordenadora Nacional do PNO, Franciely Fontana, levou a pauta para discussão e pactuação, conforme explanou durante a reunião “muitos estados e municípios estão com pouca demanda dos grupos prioritários, e após a conclusão dos grupos prioritários propomos iniciar percentual por faixa etária, verificando aumento de mortalidade de pessoas de 59 a 50 anos”.

 

Conforme deliberado na reunião será mantido a vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. E os Estados e Municípios poderão pactuar a adoção imediata da estratégia de vacinação seguindo a faixa etária em ordem decrescente de idade garantindo o percentual para continuidade dos demais grupos prioritários.

Participou da 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite o Ministério da Saúde, OPAS/OMS, Conasems e Conass.

 

Em Mato Grosso do Sul, os municípios que já finalizaram a aplicação da primeira dose dos grupos prioritários são Antônio João, Bataypora, Japorã, Nova Andradina, Paranhos, Porto Murtinho, Santa Rita do Pardo, Ladário e Rio Verde.

Fale conosco
(67) 3312-1110 / (67) 3312-1108
Endereço
Rua Joel Dibo, 267 - 2º Andar I Campo Grande - MS
Deselvolvido por: Ideiasweb