Encontre sua secretaria de saúde

Notícias

2020-03-12

APOIADORA DO COSEMS/MS, PATRÍCIA MEIRELES PARTICIPA DO FÓRUM PREVINE BRASIL.

A necessidade de fortalecimento da APS diante do Coronavírus também foi pauta do encontro

Coordenadores da Atenção Primária à Saúde das Secretarias Municipais de Saúde de capitais, das Secretarias Estaduais e representantes dos COSEMS, sendo o COSEMS/MS representado por sua Apoiadora Regional Patrícia Meireles, se reuniram nesta quarta-feira (11) no Fórum Previne Brasil, evento promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), em Brasília. Este é o segundo fórum promovido sobre o tema, participaram no mês passado cerca de 400 apoiadores da Rede Colaborativa e gestores municipais (confira aqui).

Dentre os principais assuntos estiveram o cadastramento na APS, Informatização, o Programa Saúde na Hora, apresentações de experiências exitosas municipais sobre indicadores e a Conferência de abertura com Ricardo Mestre, do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde de Portugal. Além disso, o encontro contou com uma reunião técnica sobre o enfrentamento do Coronavírus, que já possui 34 casos confirmados no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (11). Confira a apresentação.

Na mesa de abertura de abertura do Fórum estiveram presentes o presidente do Conasems, Wilames Freire, representante do Conass, Leonardo Vilela, da OPAS, Renato Tasca, e da SAPS, Caroline Martins e Lucas Pedebos. 

Em relação a emergência do Coronavírus, o presidente do Conasems enfatizou a importância de fortalecer a atenção básica nos municípios. “Temos que preparar nossas vigilâncias e nossa assistência para lidar com essa crise da melhor maneira possível, precisamos fazer com que a população no Brasil saiba que tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo”. 

A secretária substituta também destacou o papel do SUS no enfrentamento ao Coronavírus. “Legitimar a atenção primária junto a população é um processo difícil, é um desafio comunicar a amplitude do SUS e com essa situação temos a oportunidade de colocar a atenção primária como ponto chave da rede e fazer com que as pessoas que procurem o serviço tenham respostas eficientes”. 

Previne Brasil

Caroline Martins falou sobre o processo de implantação do Previne Brasil. “É preciso destacar a co-autoria com o Conasems e Conass. Além de resgatar as diretrizes da APS, estamos dando mais flexibilidade aos gestores que são os responsáveis por lidar diretamente com as equipes e com a necessidade de saúde da população”. 

O presidente do Conasems comentou sobre a necessidade de considerar as diferentes realidades do SUS no país. “Os municípios estão há anos sendo onerados, gastado mais de 30% dos recursos próprios em saúde, sabemos que para consolidar uma atenção básica eficiente necessitamos de mais investimento, além de respeitar as especificidades regionais, capacitar e valorizar quem está na ponta”. 

Saiba mais sobre o Previne Brasil:

Novo modelo de financiamento e custeio da aps no SUS

Capacitação ponderada

Cadastro

Incentivo

Informatiza APS

Pagamento por desempenho

Saúde na Hora

Residências

Fonte: www.conasems.org.br

Fale conosco
(67) 3312-1110 / (67) 3312-1108
Endereço
Rua Joel Dibo, 267 - 2º Andar I Campo Grande - MS
Deselvolvido por: Ideiasweb