Encontre sua secretaria de saúde

Notícias

2020-03-17

BRASIL REGISTRA MAIS DE 180 MIL CASOS DE DENGUE NOS PRIMEIROS MESES DESTE ANO

O número de casos de Coronavírus está aumentando no Brasil. O país já notificou, até esta segunda-feira (16), mais de 200 confirmados para o Covid-19. No entanto, outras doenças, como Chikungunya, Zika e Sarampo, que já são conhecidas pelos brasileiros, também estão se alastrando por todos os estados. 

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, com notificações entre 29/12/19 e 15/02/20, foram registrados 181.670 casos prováveis de dengue no Brasil, com 111 casos graves, 1371 com sinais de alerta e 32 óbitos. 

Outras arboviroses, como a Chikungunya, também apresentam dados alarmantes. Apenas este ano, foram notificados 5980 casos prováveis, o Espírito Santo concentra 24,14% dos casos, o Rio de Janeiro, 21,7% e a Bahia, 16,8%. Com relação aos dados de Zika, foram notificados 579 casos prováveis, a região Centro-Oeste apresentou a maior taxa de incidência. 

Confira o Boletim Epidemiológico na íntegra

O presidente do Conasems, Wilames Freire, ressaltou que os municípios não podem arrefecer as ações de combate ao Aedes. “Temos que manter os profissionais de saúde e a população informadas sobre o problema, que vem se intensificando. É importante continuar as ações de controle,  principalmente em locais com maior número de notificações”.

Como exemplo de ação de combate as arboviroses, a capital pernambucana, que sofreu com forte epidemia de Zika em 2015, construiu uma rede de trabalho que envolve diversas secretarias, o que resulta em ações mais efetivas no território. “Recife tem um portfólio grande de iniciativas inovadoras como informatização dos agentes de endemias, colocação de ovitrampas em 45 bairros e o uso de estações disseminadoras”, explica o secretário municipal de saúde, Jailson Correia. 

A experiência foi destaque no I Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira, realizado em julho de 2019 durante o XXXV Congresso Conasems. O  Aedes na Mira capacitou quase 30 mil alunos em mais de 4 mil municípios do país no controle das arboviroses. O projeto é uma parceria do Conasems com o Ministério da Saúde.

Surto de dengue no Paraná

O último boletim da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, divulgado dia 10/03, informa que já foram confirmados 52.652 casos de dengue. Cerca de 30% dos municípios paranaenses estão em estado de epidemia. O aumento no número de notificações até março é de quase 1.000% em relação ao primeiro boletim do ano. Desde julho do ano passado até então, foram registradas 37 mortes causadas pela dengue no estado. 

Confira o Boletim divulgado pela SES PR

Mesmo com vacina, casos de Sarampo aumentam no país

Nos dois primeiros meses deste ano foram confirmados 338 casos de Sarampo em oito estados: SP, RJ, SC, RS, PE, PA e AL. Em 2020, até o momento, foram registrados três óbitos por sarampo, sendo um no estado do Rio de Janeiro, residente em Nova Iguaçu, um no estado do Pará, no município de Belém e um São Paulo capital. Todos os casos de óbitos foram de crianças com menos de um ano e não vacinadas contra o Sarampo. 

Sarampo é uma doença viral aguda potencialmente grave, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade, desnutridos e imunodeprimidos. A vacina contra a doença é cientificamente comprovada, segura e distribuída em toda a rede SUS nos municípios. 

Veja os dados de Sarampo no país e saiba mais sobre a doença: www.saude.gov.br/sarampo 

 

Fonte: www.conasems.org.br

Fale conosco
(67) 3312-1110 / (67) 3312-1108
Endereço
Rua Joel Dibo, 267 - 2º Andar I Campo Grande - MS
Deselvolvido por: Ideiasweb