Encontre sua secretaria de saúde

Notícias

2020-04-17

CORONAVÍRUS: SES INCLUI MAIS 11 INSTITUIÇÕES NA COMPOSIÇÃO DO COE/MS.

Prevenção, controle em relação ao coronavírus, assim como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)  – este é o objetivo principal do Centro de Operações de Emergência referente ao coronavírus, formado por profissionais de diversos setores da secretaria. O grupo foi instituído pela SES no dia 31 de janeiro deste ano, e já no dia 4 de fevereiro, iniciou suas atividades.

A resolução que inclui novas instituições e que fala do formato do COE foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16). De acordo com a resolução o Centro agora será reformado por representantes de 25 áreas envolvidas.

Integram à equipe do COE/MS a coordenação da Vigilância Sanitária, da Gestão do Cuidado, da Assistência Farmacêutica, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar de MS, da Universidade Federal de MS, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS (Cosems/MS), do Comando Militar do Oeste, da Coordenadoria Estadual de Telessaúde, da Secretaria de Estado de Justiça e de Segurança Pública (Sejusp), da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abin), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); e da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau).

“Fomos um dos primeiros Estados a criar o Centro de Operações de Emergência, pela necessidade de integrar as ações de combate ao novo coronavírus. Desde o começo, o governador Reinaldo Azambuja percebeu a importância de se traçar estratégias de uma forma integrada entre a Secretaria de Estado de Saúde com outros segmentos governamentais estaduais e do Município. Por isso, deu todo o apoio à nossa proposta. Desta forma, montamos um verdadeiro exército na guerra contra a Covid-19”, afirma o secretário Geraldo Resende. “Agora, estamos incrementando ainda mais esse grupo de trabalho”.

Entre as atribuições do centro, estão: coordenar e executar as ações da saúde no âmbito estadual junto aos demais grupos/comissões/comitês/câmaras que atuam em situação emergencial relacionadas ao NOVO CORONAVÍRUS; Elaborar Notas Técnicas e Informativas ou de procedimentos segundo a classificação da emergência, e as ações relativas à resposta rápida relacionadas ao NOVO CORONAVÍRUS; apoiar os municípios na estruturação das Vigilâncias em Saúde, bem como realizar o monitoramento, acompanhamento e avaliação de sua atuação.

Além disso, o COE/MS monitora os informes de alerta dos órgãos de acompanhamento para execução dos planos de ação em tempo oportuno; implantar e manter atualizados o cadastro de recursos humanos, materiais e equipamentos a serem convocados e utilizados em situação de emergência; executar a distribuição e o controle dos medicamentos, insumos farmacêuticos e produtos para a saúde necessários ao abastecimento da população; capacitar recursos humanos para atuação frente à Epidemia na vigilância, diagnóstico e tratamento do NOVO CORONAVÍRUS.

O Centro também define os meios e formas de comunicação à população; adota medidas que facilitem a tomada de decisões e otimização das respostas do setor saúde; sensibiliza os gestores e lideranças comunitárias para a adoção de medidas preventivas; elaborar cenários para atendimento da Epidemia; elabora os fluxogramas de responsabilidades e atividades necessárias para desencadear a resposta ao novo coronavírus.

Fonte: www.saude.ms.gov.br

Fale conosco
(67) 3312-1110 / (67) 3312-1108
Endereço
Rua Joel Dibo, 267 - 2º Andar I Campo Grande - MS
Deselvolvido por: Ideiasweb